Características do trabalho de coordenadores de curso no contexto universitário

Autores/as

  • Lilia Aparecida Kanan Universidade do Planalto Catarinense. Autor/a
  • José Carlos Zanelli Universidade Federal de Santa Catarina Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2072

Palabras clave:

Vínculos com o trabalho e com a universidade. Cognições e afetos nas universidades. Trabalho de coordenadores de curso.

Resumen

Caracterizar o processo de vinculação de coordenadores de curso com o trabalho e com a universidade constituiu objetivo deste estudo. A pesquisa qualitativa, com enfoque exploratório e descritivo, teve a recorrência como procedimento associado à técnica de entrevistas (semiestruturadas). Os participantes, coordenadores de curso de universidades de Santa Catarina, destacam que há sobrecarga de trabalho, pouca confiança nas chefias e um sistema de feedback precário. O exercício do potencial e talento dos coordenadores de curso, o valor e sentido atribuídos ao trabalho, a percepção de competência nas atividades político-pedagógicas e as amizades existentes caracterizam seu envolvimento com o trabalho. Os resultados evidenciam que nas universidades brasileiras, de forma geral, pouco ou nenhum preparo há para que professores ocupem cargos gerenciais.

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Biografía del autor/a

  • Lilia Aparecida Kanan, Universidade do Planalto Catarinense.
    Psicóloga, professora e pesquisadora. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vínculo institucional Universidade do Planalto Catarinense.
  • José Carlos Zanelli, Universidade Federal de Santa Catarina
    Psicólogo, professor e pesquisador. Doutor em Educação. Vínculo institucional Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2012-01-27

Cómo citar

Características do trabalho de coordenadores de curso no contexto universitário. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2072. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2072. Acesso em: 16 oct. 2025.