Ciência e história: trajetórias e relações

Authors

  • Maria Aurora Dias Gaspar Universidade Bandeirante de São Paulo e da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v15i1.7509

Keywords:

Ciência. História. Trajetórias. Paradigma. Pós-modernidade.

Abstract

Este artigo apresenta uma discussão teórica do cenário da pesquisa científica, considerando sua história, trajetórias e relações. O panorama atual da ciência situa-se num momento de transição da modernidade, cujos pressupostos teóricos não se sustentam mais, para a pós-modernidade, que apresenta um novo paradigma na forma de compreender o mundo e de constituir a pesquisa científica. Compreender o atual paradigma da pós-modernidade é essencial para o pesquisador para que possa priorizar as demandas que este momento histórico-científico exige e corresponder às suas expectativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-21

How to Cite

Ciência e história: trajetórias e relações. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i1.7509. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7509. Acesso em: 16 oct. 2025.