A pedagogia da alternância e a modelagem matemática: aproximações de propósitos?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7606Keywords:
Pedagogia da alternância. Modelagem matemática. Educação do campo.Abstract
O presente trabalho é parte de um amplo projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido em torno da temática da educação do campo, cuja finalidade é contribuir para a construção de referenciais teóricos e metodológicos para a pedagogia da alternância. Neste artigo é feita uma breve retrospectiva histórica da pedagogia da alternância, bem como são apresentados alguns elementos dos fundamentos pedagógicos e da concepção de aprendizagem que lhe dá sustentação teórico-metodológica. Apresenta-se um conceito e discutem-se possibilidades da modelagem a matemática, lançando-se a hipótese de que existem aproximações entre o método da alternância e o método da modelagem. Tendo por base uma experiência de ensino de ciências em uma casa familiar rural de Santa Catarina, o artigo apresenta e discute algumas possibilidades para o uso da modelagem matemática no contexto dessa metodologia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-12-19
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
A pedagogia da alternância e a modelagem matemática: aproximações de propósitos?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7606. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7606. Acesso em: 16 oct. 2025.