O conceito de educação no Emílio de Rousseau

Authors

  • Arnaldo Nogaro URI – Campus de Erechim Author
  • Sueli Pokojeski Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v11i2.8010

Keywords:

educação, estado de natureza, liberdade.

Abstract

O presente texto tem o propósito de analisar o conceito de educação no Emílio de Rousseau, onde ele objetiva propor um método para a iniciação educativa dentro de uma contextualização social, desde a infância até a idade adulta de um ser humano. A obra Emílio valoriza a infância, que vai do nascimento até aproximadamente os dois anos de idade; de dois a doze anos, a idade da natureza; de doze a quinze anos, a idade da força; de quinze a vinte anos, a idade da inteligência; por fim, a idade da educação política e da sabedoria, que é a partir dos vinte anos. Situa um modelo de referência para se estudar o ser humano em fases distintas de saber, numa tentativa de introduzir a competência ou a capacidade resultante dos conhecimentos adquiridos pelo sujeito em seu desenvolvimento intelectual. Essa educação, que se dá no espaço dialético da denúncia, da desigualdade social e que declara o Emílio como um modelo de sociedade educativa, finaliza o sentido da educação no sujeito individual e particular, como um modelo que encontra no Emílio um estímulo para a criança no seu desenvolvimento educacional.

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Published

2018-08-06

How to Cite

O conceito de educação no Emílio de Rousseau. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 92–110, 2018. DOI: 10.5335/rep.v11i2.8010. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8010. Acesso em: 16 oct. 2025.