Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Projetos como proposta interdisciplinar no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.8396Palavras-chave:
Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumo
A sociedade atual demanda mudanças e inovação no processo educativo, motivando reflexões sobre a diversificação metodológica no ensino e na aprendizagem. O estudo apresenta uma proposta de transformação do fazer docente no Ensino Médio, utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, como metodologia ativa interdisciplinar associada a um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A pesquisa buscou analisar o que dizem os docentes sobre a estratégia metodológica realizada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola localizada no interior do município de Canguçu/RS. O procedimento metodológico foi efetivado com abordagem qualitativa utilizando os princípios da pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de questionário e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados constatou que a efetivação de práticas relacionadas a ensinar e aprender através de metodologias ativas, de maneira interdisciplinar em redes de conversação, oportunizou um transformar no fazer pedagógico dos docentes, possibilitando a interação entre os conhecimentos abordados e o cotidiano, a integração entre as diversas áreas do conhecimento e a construção de um trabalho colaborativo. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Aprendizagem Baseada em Projetos. Ambiente Virtual de Aprendizagem