Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Projetos como proposta interdisciplinar no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.8396

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

A sociedade atual demanda mudanças e inovação no processo educativo, motivando reflexões sobre a diversificação metodológica no ensino e na aprendizagem. O estudo apresenta uma proposta de transformação do fazer docente no Ensino Médio, utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, como metodologia ativa interdisciplinar associada a um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A pesquisa buscou analisar o que dizem os docentes sobre a estratégia metodológica realizada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola localizada no interior do município de Canguçu/RS. O procedimento metodológico foi efetivado com abordagem qualitativa utilizando os princípios da pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de questionário e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados constatou que a efetivação de práticas relacionadas a ensinar e aprender através de metodologias ativas, de maneira interdisciplinar em redes de conversação, oportunizou um transformar no fazer pedagógico dos docentes, possibilitando a interação entre os conhecimentos abordados e o cotidiano, a integração entre as diversas áreas do conhecimento e a construção de um trabalho colaborativo. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Aprendizagem Baseada em Projetos. Ambiente Virtual de Aprendizagem

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Augusto Treptow Brod, Governo Federal - Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Visconde da Graça. Pelotas/RS.

    Fernando Augusto Treptow Brod, Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça, Pelotas/RS. Doutor em Educação em Ciências – FURG, Mestre em Educação em Ciências - FURG, Especialista em Planejamento e Administração em Informática - UCPEL, Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados - UCPEL. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFSUL/CaVG. Desenvolve e orienta projetos de pesquisa na área de Educação.

  • Valesca de Matos Duarte, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Carlos Mesko. Canguçu/RS.

    Valesca de Matos Duarte, Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Carlos Mesko - Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Canguçu/RS. Mestra em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação - IFSUL/CaVG. Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares - FACVEST. Bacharela e Licenciada em Química - UFPEL. Professora do Ensino Básico. Desenvolve trabalhos relacionados as Ciências da Natureza, a Aprendizagem Baseada em Projetos e a utilização Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Projetos como proposta interdisciplinar no Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 633–658, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.8396. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8396. Acesso em: 15 out. 2025.