Metodologías activas

estrategias que favorecen el proceso de enseñanza-aprendizaje en el curso técnico de enfermeira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14260

Palabras clave:

Aprendizagem. Enfermagem. Ensino. Metodologias ativas.

Resumen

Este estudo objetivou investigar a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem do curso técnico de enfermagem com elaboração de um caderno de apoio ao professor. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada, qualitativa. Foi realizada no segundo semestre de 2020, por meio de um formulário, disponibilizado por meio do google forms a professores/enfermeiros de escolas que oferecem o curso técnico de enfermagem dos municípios situados ao noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo temática. Pode-se inferir que, de acordo com os professores, a utilização dessas metodologias facilita maior interação por parte dos discentes, participação, a busca por novos conhecimentos e a dinamicidade. Em contrapartida, surgem dificuldades em romper a barreira da resistência do discente, o qual já está habituado com o método tradicional de ensino. Diante disso, foi produzido um caderno de apoio ao professor que tem como público-alvo professores que atuam junto a cursos técnicos de enfermagem.que teve o intuito de oferecer sugestões de metodologias ativas, ferramentas que auxiliam na utilização dessa prática, bem como exemplos de aplicabilidade

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-04-24

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

Metodologías activas: estrategias que favorecen el proceso de enseñanza-aprendizaje en el curso técnico de enfermeira. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14260, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14260. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14260. Acesso em: 15 oct. 2025.