Em busca de um método para a ciência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v5i1.14541Palabras clave:
EducaçãoResumen
O grupo de pesquisa que investiga a "A relação teoria e prática no cotidiano dos professores", ao estudar e refletir com maior profundidade sobre o tema Em busca de um método para a ciência pedagógica, sentiu a necessidade de enfrentar algumas. temáticas de base, intensificando a discussão sobre a observação, considerada um dos elementos metodológicos. A observação é tomada como eixo central nesse estudo pelo grupo de pesquisa, que a propõe como elemento metodológico com possibilidade de investigar a subjetividade presente na relação pedagógica. A relação pedagógica que constitui o objeto da ciência pedagógica é o fenômeno educativo, que se expressa como consciência da relação. O presente texto está estruturado em duas partes: na primeira, são feitas a apresentação do problema e a explicitação dos conceitos envolvidos na tematização da ciência pedagógica; na segunda parte, a observação é discutida como elemento metodológico da ciência pedagógica.