Em busca de um método para a ciência pedagógica

Autores/as

  • Elli Benincá Universidade de Passo Fundo Autor/a
  • Grupo de Pesquisa Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v5i1.14541

Palabras clave:

Educação

Resumen

O grupo de pesquisa que investiga a "A relação teoria e prática no cotidiano dos professores", ao estudar e refletir com maior profundidade sobre o tema Em busca de um método para a ciência pedagógica, sentiu a necessidade de enfrentar algumas. temáticas de base, intensificando a discussão sobre a observação, considerada um dos elementos metodológicos. A observação é tomada como eixo central nesse estudo pelo grupo de pesquisa, que a propõe como elemento metodológico com possibilidade de investigar a subjetividade presente na relação pedagógica. A relação pedagógica que constitui o objeto da ciência pedagógica é o fenômeno educativo, que se expressa como consciência da relação. O presente texto está estruturado em duas partes: na primeira, são feitas a apresentação do problema e a explicitação dos conceitos envolvidos na tematização da ciência pedagógica; na segunda parte, a observação é discutida como elemento metodológico da ciência pedagógica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Em busca de um método para a ciência pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 129–153, 2023. DOI: 10.5335/rep.v5i1.14541. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14541. Acesso em: 16 oct. 2025.