Evolução de um portador de necessidades especiais: fantasmas e sonhos que o vento levou

Autores/as

  • Áurea Machado Lorenzoni Centro de Estudos, Orientação Psicopegagógica Autor/a
  • Olinda Rocha Pereira Autor/a
  • Paulo César Ribeiro Martins Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v9i1.14662

Palabras clave:

Deficiência mental. Psicopedagogia. Alfabetização. Psicoterapia.

Resumen

Este trabalho é o resultado do acompanhamento de um adolescente com necessidades especiais realizado no Ceopi e na Clínica Molécula. No trabalho, que se iniciou com a avaliação psicopedagógica, a alfB.betizadora procurou identificar o estágio em que se encontrava o adolescente em relação à aprendizagem, baseando-se na psicogênesc da língua escrita. A psicopedagoga ava1iou as questões orgânicas, corporais, intelectuais e simbólicas; o psicólogo procurou identificar o nível de inteligência e os fatores emocionais que
influenciavam no seu desenvolvimento e o neurologista fez a avaliação neurológica. No decorrer do acompanl1amento, a equipe foi construindo junto com o educando atividades
que despertaram o seu interesse e curiosidade. O resultado, até então, é de um ser sociável, que lê e escreve, tendo como impulso importante na sua socialização e alfabetização
o uso da máquina de calcular no processo ensino-aprendizagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-04-07

Cómo citar

Evolução de um portador de necessidades especiais: fantasmas e sonhos que o vento levou. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 91–98, 2023. DOI: 10.5335/rep.v9i1.14662. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14662. Acesso em: 15 oct. 2025.