Evolução de um portador de necessidades especiais: fantasmas e sonhos que o vento levou
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v9i1.14662Palavras-chave:
Deficiência mental. Psicopedagogia. Alfabetização. Psicoterapia.Resumo
Este trabalho é o resultado do acompanhamento de um adolescente com necessidades especiais realizado no Ceopi e na Clínica Molécula. No trabalho, que se iniciou com a avaliação psicopedagógica, a alfB.betizadora procurou identificar o estágio em que se encontrava o adolescente em relação à aprendizagem, baseando-se na psicogênesc da língua escrita. A psicopedagoga ava1iou as questões orgânicas, corporais, intelectuais e simbólicas; o psicólogo procurou identificar o nível de inteligência e os fatores emocionais que
influenciavam no seu desenvolvimento e o neurologista fez a avaliação neurológica. No decorrer do acompanl1amento, a equipe foi construindo junto com o educando atividades
que despertaram o seu interesse e curiosidade. O resultado, até então, é de um ser sociável, que lê e escreve, tendo como impulso importante na sua socialização e alfabetização
o uso da máquina de calcular no processo ensino-aprendizagem.