Aprendizaje basado en proyectos

moda y sostenibilidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16112

Palabras clave:

aprendizaje en base a proyectos; sostenibilidad; upcycling

Resumen

La creciente preocupación por el consumo desenfrenado y el elevado desperdicio en la industria de la moda ha impulsado el interés en la intersección entre moda y sostenibilidad. El objetivo de este estudio es describir la metodología de Aprendizaje Basado en Proyectos aplicada en la primera fase del curso de Diseño de Moda en UniSenai. La premisa del proyecto fue desarrollar nuevos artículos de moda a partir de prendas desechadas por la población, aplicando técnicas de upcycling. Dieciocho prendas descartadas, recolectadas y clasificadas por el Consorcio Intermunicipal del Medio Vale do Itajaí, fueron desinfectadas y distribuidas entre nueve grupos de estudiantes. Como resultado, se crearon y desarrollaron productos de moda, se calcularon los porcentajes de reutilización de las prendas desechadas y se tomaron fotografías para la elaboración de catálogos de moda. Este proyecto permitió a los estudiantes valorar y reutilizar, reciclar y usar materiales de manera consciente, considerándolos herramientas esenciales para minimizar el impacto ambiental y destacarse en el mercado.

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Biografía del autor/a

  • Tania Maria Costa, Centro Universitário Unisenai

    Possui formação técnica na área têxtil pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (2005), graduação em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau (2012), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau (2015) e doutorado em Engenharia Química na Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Possui experiência na indústria têxtil em desenvolvimento de produtos (engenharia de produtos) e processos para o mercado nacional e internacional, cálculo de custos, patentes e na área comercial. Também possui experiência em pesquisa e desenvolvimento de processos biotecnológicos com fungos filamentosos utilizando biomassa residual, na obtenção de compostos de interesse industrial como enzimas, tensoativos, beta-glucanas, caracterização e identificação química de compostos com atividade antimicrobiana, antiparasitárias e inibidoras de enzimas hidrolíticas e descoloração de corantes da indústria serigráfica e têxtil. Mostra experiência em pesquisas na área de tratamento de águas e efluentes. Professora adjunto no Centro Universitário SENAI Blumenau (UniSENAI) e professora na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

  • Thaissa Schneider, Centro Universitário Unisenai

    Mestrado em Design - Métodos para Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2013), MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá (2017), especialização em Fotografia pela UNIARA (2021), especialização em Tecnologias Digitais aplicadas à Educação e Metodologias Ativas pela UNIFEBE (2024), especialização em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2005) e graduação em Moda - Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2002). É professora no curso de Design de Moda da Unifebe, em Brusque SC e do Centro Universitário SENAI Blumenau, atuando também no curso de Design de Moda.

Publicado

2024-10-11

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

Aprendizaje basado en proyectos: moda y sostenibilidad. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16112, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16112. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16112. Acesso em: 16 oct. 2025.