Dialogando sobre educación, ciudad y sus territorios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16727

Palabras clave:

Ciudades Educadoras; aprendizaje; territorio educativo; Estación de Ferrocarril.

Resumen

Este artículo explora cómo la ciudad y sus territorios pueden actuar como potenciales educadores o [des]educadores. El estudio es parte de un proyecto de investigación vinculado al Programa de Postgrado en Enseñanza de Humanidades y Lenguas, a nivel de Maestría, de la Universidade Franciscana, ubicada en el municipio de Santa Maria, Rio Grande do Sul. La investigación investiga la relación entre Ciudades Educadoras, territorios educativos y aprendizaje, con un enfoque en el territorio de la Gare Estación de Ferrocarril de Santa Maria. Vinculado a la Red UniTwin UNESCO - Ciudad que Educa y Transforma, el estudio adopta un enfoque cualitativo, basado en investigación bibliográfica y documental. Se concluye que la Gare Estación tiene un potencial educativo significativo, pudiendo convertirse en un territorio de aprendizaje al rescatar su historia, preservar el patrimonio, mejorar las interacciones sociales, retomar su identidad y ofrecer actividades artístico-culturales. Estas iniciativas amplían el aprendizaje y potencian el desarrollo infantil, a través de pedagogías urbanas.

 

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Biografía del autor/a

  • Jéssica Silva do Nascimento, Universidade Franciscana (UFN)

    Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE e especialista em Educação Infantil e Práticas Educativas pela UNOESTE. Atualmente trabalha como professora em regime estatutário, 40 horas no Município de Santa Maria/RS, atuando como professora de Informática Educativa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Professora da Educação Infantil- Pré-escola, na EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro. Acadêmica do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), pela Universidade Franciscana (UFN).

  • Marcio Tascheto da Silva, Universidade Franciscana (UFN)

    Marcio Tascheto da Silva, Pós-doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas(UFPEL) (2023). Atualmente atua como Diretor de Ensino, como professor e pesquisador do Curso de História e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) da Universidade Franciscana (UFN), como coordenador do Projeto Pedagogias Contemporâneas em Contextos Urbanos na mesma universidade. Além disso, atua como colaborador do projeto Território Negro do Rosário: Racismo Estrutural e a Cidade/UFN, colaborador no Projeto de Extensão Cidades Educadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha(IFFAR), colaborador no Projeto de Extensão CIUDAD EDUCANDO: expresiones culturales en el espacio urbano da Universidad Nacional de San Luis/ARG, membro fundador da Rede Internacional UNESCO- A cidade que educa e transforma, membro do comitê nacional da ONG cidade escola-aprendiz, avaliador de tecnologias de Educação Integral na Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC, membro do grupo de editoria da revista Lugar Comum/UFRJ, pesquisador do grupo de pesquisa Arte, Corpo, Ensigno CNPQ/CAPES/UFRGS.

  • Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana (UFN)

    Fernanda Figueira Marquezan, Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), docente do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e do Curso de Pedagogia. Membro do Centro de Estudos em Educação Superior (PUCRS). Coordena o Projeto Interinstitucional Universidade Franciscana e Universidade Federal da Fronteira Sul sobre engajamento estudantil e prática pedagógicas inovadoras na Educação Superior. Possui experiência na área de Educação Superior, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, políticas educacionais, gestão educacional e escolar.

Publicado

2025-06-15

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

Dialogando sobre educación, ciudad y sus territorios. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16727, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16727. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16727. Acesso em: 15 oct. 2025.