Dialogando sobre educação, cidade e seus territórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16727

Palavras-chave:

Cidades Educadoras, aprendizagem, território educativo, Gare da Viação Férrea

Resumo

Este artigo explora como a cidade e seus territórios podem atuar como potenciais educadores ou [des]educadores. O estudo faz parte de um projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens, em nível de Mestrado, da Universidade Franciscana, localizada no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa investiga a relação entre Cidades Educadoras, territórios educativos e aprendizagem, com foco no território da Gare da Viação Férrea de Santa Maria. Ligado à Rede UniTwin UNESCO - Cidade que Educa e Transforma, o estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que a Gare possui um potencial educativo significativo, podendo se tornar um território de aprendizagem ao resgatar sua história, preservar o patrimônio, melhorar as interações sociais, retomar sua identidade e oferecer atividades artístico-culturais. Essas iniciativas ampliam a aprendizagem e potencializam o desenvolvimento infantil, por meio de pedagogias urbanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica Silva do Nascimento, Universidade Franciscana (UFN)

    Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE e especialista em Educação Infantil e Práticas Educativas pela UNOESTE. Atualmente trabalha como professora em regime estatutário, 40 horas no Município de Santa Maria/RS, atuando como professora de Informática Educativa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Professora da Educação Infantil- Pré-escola, na EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro. Acadêmica do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), pela Universidade Franciscana (UFN).

  • Marcio Tascheto da Silva, Universidade Franciscana (UFN)

    Marcio Tascheto da Silva, Pós-doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas(UFPEL) (2023). Atualmente atua como Diretor de Ensino, como professor e pesquisador do Curso de História e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) da Universidade Franciscana (UFN), como coordenador do Projeto Pedagogias Contemporâneas em Contextos Urbanos na mesma universidade. Além disso, atua como colaborador do projeto Território Negro do Rosário: Racismo Estrutural e a Cidade/UFN, colaborador no Projeto de Extensão Cidades Educadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha(IFFAR), colaborador no Projeto de Extensão CIUDAD EDUCANDO: expresiones culturales en el espacio urbano da Universidad Nacional de San Luis/ARG, membro fundador da Rede Internacional UNESCO- A cidade que educa e transforma, membro do comitê nacional da ONG cidade escola-aprendiz, avaliador de tecnologias de Educação Integral na Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC, membro do grupo de editoria da revista Lugar Comum/UFRJ, pesquisador do grupo de pesquisa Arte, Corpo, Ensigno CNPQ/CAPES/UFRGS.

  • Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana (UFN)

    Fernanda Figueira Marquezan, Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), docente do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e do Curso de Pedagogia. Membro do Centro de Estudos em Educação Superior (PUCRS). Coordena o Projeto Interinstitucional Universidade Franciscana e Universidade Federal da Fronteira Sul sobre engajamento estudantil e prática pedagógicas inovadoras na Educação Superior. Possui experiência na área de Educação Superior, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, políticas educacionais, gestão educacional e escolar.

Downloads

Publicado

2025-06-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Dialogando sobre educação, cidade e seus territórios. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16727, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16727. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16727. Acesso em: 15 out. 2025.