Dialogando sobre educação, cidade e seus territórios
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16727Palavras-chave:
Cidades Educadoras, aprendizagem, território educativo, Gare da Viação FérreaResumo
Este artigo explora como a cidade e seus territórios podem atuar como potenciais educadores ou [des]educadores. O estudo faz parte de um projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens, em nível de Mestrado, da Universidade Franciscana, localizada no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa investiga a relação entre Cidades Educadoras, territórios educativos e aprendizagem, com foco no território da Gare da Viação Férrea de Santa Maria. Ligado à Rede UniTwin UNESCO - Cidade que Educa e Transforma, o estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que a Gare possui um potencial educativo significativo, podendo se tornar um território de aprendizagem ao resgatar sua história, preservar o patrimônio, melhorar as interações sociais, retomar sua identidade e oferecer atividades artístico-culturais. Essas iniciativas ampliam a aprendizagem e potencializam o desenvolvimento infantil, por meio de pedagogias urbanas.
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