Flexibilización curricular en la educación secundaria integrada en los Institutos Federales: amenazas al concepto de educación omnilateral de los jóvenes

ameaças à  concepção da formação omnilateral da juventude

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17416

Palabras clave:

Flexibilização curricular, Ensino Médio Integrado, Institutos Federais

Resumen

El objetivo de este artículo es comprender cómo los cambios generados por la Reforma de la Enseñanza Media impactan en los currículos de la Enseñanza Media Integrada en los Institutos Federales y, consecuentemente, en la concepción omnilateral y politécnica que debe guiar el desarrollo de dichos cursos y la formación de sus estudiantes. La reforma profundizó el marco de la flexibilización curricular, lo que debilita el concepto de formación integral y omnilateral, elementos fundamentales y estructurantes de estas instituciones. A través del análisis documental de los Proyectos Pedagógicos para Cursos Técnicos (PPC) integrados en la educación media en 15 Institutos Federales de Brasil, se reveló que la flexibilización curricular está ampliamente presente en los IF, aunque con diversos grados de alcance.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federa Catarinense, Camboriú/SC – Brasil

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2024) De 2016 a 2018 coordenou o processo de elaboração da proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Educação do IFC (PPGE-IFC).Atualmente é professora nos cursos de licenciatura e no Mestrado em Educação e Coordenadora Adjunta do PPGE-IFC. É membro e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense e membro do Grupo de Pesquisa EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa. Coordenadora Adjunta do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina. Integra o grupo coordenador da pesquisa nacional Relações entre o Novo Ensino Médio e o currículo integrado: uma análise dos IFs/CNPQ. Coordenou o Eixo Trabalho e Educação da Anped Sul de 2024 e é membra do Comitê Científico do GT09-Trabalho e Educação 2025.

  • Maria Raquel Caetano, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Sapucaia do Sul/RS - Brasil

    Possui graduação e licenciatura em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pela FEEVALE (1988) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2013)na linha de Gestão e Politicas Educacionais. Pesquisa as relações entre o público e o privado na educação, politicas educacionais, gestão educacional e escolar e formação de professores na educação básica e profissional. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Docente na educação básica, graduação e pós-graduação lato e stricto senso. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão Educacional, Escolar, Politicas Publicas e Formação de Professores. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, atua no Campus Sapucaia do Sul, no Mestrado ProfEPT no Campus Charqueadas.

  • Karina Klappoth, Instituto Federa Catarinense, Camboriú/SC - Brasil

    Professora na Rede Municipal de Educação no município de Guabiruba/SC. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto Federal Catarinense (2024-), vinculada a linha de Pesquisa de Processos Formativos e Políticas Educacionais. Possui Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense (2019-2023) com especialização em Educação para infância (2023). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE) (2019). Pesquisadora voluntária no grupo de pesquisa nacional "Relações entre o Novo Ensino Médio e o Currículo Integrado: uma Análise dos Institutos Federais"(IFs/CNPQ) (2023-).

Publicado

2025-12-10

Número

Sección

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Cómo citar

Flexibilización curricular en la educación secundaria integrada en los Institutos Federales: amenazas al concepto de educación omnilateral de los jóvenes: ameaças à  concepção da formação omnilateral da juventude. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17416, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17416. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17416. Acesso em: 15 jan. 2026.