Aprendizagem na perspectiva da teoria do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart

Autores/as

  • Neires Maria Soldatelli Paviani Universidade de Caxias do Sul Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2066

Palabras clave:

Aprendizagem. Linguagem. Educação. Interacionismo sociodiscursivo.

Resumen

Este artigo examina o conceito de aprendizagem na perspectiva da teoria do interacionismo sociodiscursivo (ISD), de Jean-Paul Bronckart (2006). Explicita alguns conceitos afins na educação, como linguagem, ação, atividade social, produção textual, competência, gêneros textuais, tipos discursivos, entre outros, que fazem parte dos processos de ensino/aprendizagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Neires Maria Soldatelli Paviani, Universidade de Caxias do Sul
    Professora na área de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade de Caxias do Sul - Mestrado.

Publicado

2012-01-27

Cómo citar

Aprendizagem na perspectiva da teoria do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2066. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2066. Acesso em: 16 oct. 2025.