Reconhecimento e educação

Autores/as

  • Thomas Kesselring É professor na Paedagogische Hochschule Berne Privatdozent na Universitaet Bern Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2425

Palabras clave:

Cooperação. Educação. Reconhecimento.

Resumen

O artigo tematiza a relação reconhecimento e educação posicionando-se em contraposição às teorias que,como a honnethiana, vinculam o conceito de reconhecimento ao de luta. Voltando a Hegel e a Piaget, o autor explicita sua própria concepção de reconhecimento, o que lhe possibilita tematizar esse conceito como base da interação educativa e abordar sua origem e sua gênese. Por fim, discute porque o reconhecimento corre o risco de ser prejudicado na sociedade atual e qual seu papel no processo formativo.

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Biografía del autor/a

  • Thomas Kesselring, É professor na Paedagogische Hochschule Berne Privatdozent na Universitaet Bern
    Doutor em Filosofia pela Universitat Heidelberg/Alemanha (1979) e livre docente pela Freie Universität Berlin/Alemanha (1987). É professor na Paedagogische Hochschule Berne Privatdozent na Universitaet Bern. Desenvolve pesquisas em diferentes áreas, como epistemologia, filosofia, psicologia genética, ética. É autor de várias obras, entre as quais Handbuch ethik für pädagogen, WissenschaftlicheBu (2009); Jean Piaget, Educs (2008);Ética, política e desenvolvimento humano, Educs (2007).

Publicado

2012-05-24

Cómo citar

Reconhecimento e educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2425. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2425. Acesso em: 16 oct. 2025.