Pensando a cultura escolar e a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6336Palabras clave:
Cultura escolar. Ensino fundamental. Etnografia. Prática pedagógica.Resumen
Este texto analisa as culturas escolares com base em sua instituição no processo de produção dos sistemas nacionais de educação, destacando a cultura como uma rede de significados socialmente construída e que não podem ser entendidos como fixos e determinados, mas como dinâmicos, caracterizados pela mudança própria do momento vivido. Nesse contexto, analisa-se também a presença de múltiplas culturas no espaço pedagógico e as suas formas de comunicação com a cultura escolar, tendo por base dados da observação da prática pedagógica realizada em escolas de ensino fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro, em que estão em circulação as novas propostas curriculares e os sistemas de avaliação externa, que demandam a preocupação com o desempenho dos estudantes que é demonstrado nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica. Assim, novas significações, novos sentidos estão sendo construídos nesses espaços culturais.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-09-07
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Cómo citar
Pensando a cultura escolar e a prática pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6336. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6336. Acesso em: 15 oct. 2025.