Pensando a cultura escolar e a prática pedagógica

Autores

  • Maria de Lourdes Rangel Tura Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6336

Palavras-chave:

Cultura escolar. Ensino fundamental. Etnografia. Prática pedagógica.

Resumo

Este texto analisa as culturas escolares com base em sua instituição no processo de produção dos sistemas nacionais de educação, destacando a cultura como uma rede de significados socialmente construída e que não podem ser entendidos como fixos e determinados, mas como dinâmicos, caracterizados pela mudança própria do momento vivido. Nesse contexto, analisa-se também a presença de múltiplas culturas no espaço pedagógico e as suas formas de comunicação com a cultura escolar, tendo por base dados da observação da prática pedagógica realizada em escolas de ensino fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro, em que estão em circulação as novas propostas curriculares e os sistemas de avaliação externa, que demandam a preocupação com o desempenho dos estudantes que é demonstrado nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica. Assim, novas significações, novos sentidos estão sendo construídos nesses espaços culturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Lourdes Rangel Tura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

Pensando a cultura escolar e a prática pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6336. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6336. Acesso em: 15 out. 2025.