A construção da autonomia pela ação pedagógica

Autores/as

  • Arnaldo Nogaro Professor da URI – Campus de Erechim Autor/a
  • Ivania Nogaro Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7601

Palabras clave:

Autonomia. Ação pedagógica. Escola.

Resumen

O texto que segue é o resultado de uma reflexão que nasce após lermos o trabalho de pesquisa de um aluno de mestrado e sentir-nos atraídos a uma reflexão sobre a escola, o aluno, a ação pedagógica e outros componentes que constituem a realidade da educação de nosso país. O objetivo central é encontrar elementos que nos permitam compreender em que medida o fazer cotidiano dos espaços escolares oportuniza, permite, a construção da autonomia. Começamos por construir um entendimento sobre o que vem a ser autonomia; estendemo-nos no debate a respeito do papel do professor nesse processo e, num terceiro momento, queremos demonstrar que a autonomia se constitui nas relações, no coletivo, apresentando-se como uma alternativa de um fazer grupal que supera a posição egocêntrica da supremacia do sujeito isolado. Poderíamos afirmar, que, entre os vários e significativos papéis da escola, um deles é contribuir para que o aluno aprenda e desenvolva meios de autogerir-se e tornar-se co-responsável pela sua constituição como ser ontologicamente inacabado que vive a condição própria, de sua natureza mais íntima, de exercitar-se, experimentar-se, enquanto se faz. Portanto, não há autonomia absoluta; ela é substrato para que cada um possa experimentar a condição de sujeito de si e do mundo que o rodeia na teia de relações que se tecem no convívio dos homens.

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Publicado

2017-12-19

Cómo citar

A construção da autonomia pela ação pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7601. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7601. Acesso em: 16 oct. 2025.