O ensino e a aprendizagem de ciências: uma interação mediada pela pesquisa

Autores/as

  • Ortenila Ortenila Sopelsa Unimep – Piracicaba, São Paulo. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7672

Palabras clave:

Pesquisa. Ensino. Aprendizagem. Ciência. Corpo humano.

Resumen

Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, sobre o processo do ensino e da aprendizagem interagindo com a pesquisa e relacionado à abordagem científico-pedagógica do corpo humano. A investigação foi desenvolvida com um grupo de 35 alunos e sua professora, com a participação da pesquisadora, na 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública, com o objetivo de configurar como emergem e são explicitadas as dimensões do corpo humano. A coleta realizou-se por meio de entrevistas semi-estruturadas com alunos e a professora, pesquisas desenvolvidas pelos alunos, em suas comunidades e atividades de ensino. A análise revelou que, de uma prática construída/desenvolvida em incessante diálogo nas situações reais de trabalho do grupo de alunos com a professora e a pesquisadora emergiu a aprendizagem significativa do corpo humano, construída e imbricada com as histórias de vida de cada aluno, implicando seus conflitos, angústias, desafios, desejos, saberes, vivências sociais e emocionais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

O ensino e a aprendizagem de ciências: uma interação mediada pela pesquisa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7672. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7672. Acesso em: 16 oct. 2025.