O jovem Nietzsche e as instituições de formação alemãs

Autores/as

  • Alexander Gonçalves Universidade Estadual do Norte do Paraná Autor/a
  • Antônio Carlos de Souza Universidade Estadual do Norte do Paraná Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7764

Palabras clave:

Bildung. Cultura. Estilo. Língua.

Resumen

De um modo geral, o posicionamento do jovem Nietzsche frente às instituições de formação alemãs (deutsche Bildungsanstalten) se encontra na esteira de sua crítica à formação (Bildung) e deve ser compreendido no âmbito maior de seu projeto de reforma (ou reedificação) da cultura alemã (deutsche Kultur). Partindo da análise da crítica nietzschiana à formação (Bildung) alemã, primeiramente pela via do filisteu da formação (Bildungsphilister) e em seguida pela via dos estabelecimentos de formação alemães, nosso escopo será mostrar de que modo a língua materna, para o jovem Nietzsche, constitui um elemento fundamental para a formação do homem, bem como para a constituição da cultura de um povo. Isso justifica a preocupação nietzschiana com o seu tratamento por parte dos filisteus da formação, bem como com o seu ensino nas instituições de formação alemãs, que, para o jovem filólogo, deve ser conduzido de forma rigorosa e sempre sob a batuta do gênio.

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Biografía del autor/a

  • Alexander Gonçalves, Universidade Estadual do Norte do Paraná
    Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professor no Colegiado de Filosofia do Centro de Ciências Humanas e Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.
  • Antônio Carlos de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor no Colegiado de Filosofia do Centro deCiências Humanas e Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

O jovem Nietzsche e as instituições de formação alemãs. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 533–551, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7764. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7764. Acesso em: 15 oct. 2025.