O jovem Nietzsche e as instituições de formação alemãs
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7764Palavras-chave:
Bildung. Cultura. Estilo. Língua.Resumo
De um modo geral, o posicionamento do jovem Nietzsche frente às instituições de formação alemãs (deutsche Bildungsanstalten) se encontra na esteira de sua crítica à formação (Bildung) e deve ser compreendido no âmbito maior de seu projeto de reforma (ou reedificação) da cultura alemã (deutsche Kultur). Partindo da análise da crítica nietzschiana à formação (Bildung) alemã, primeiramente pela via do filisteu da formação (Bildungsphilister) e em seguida pela via dos estabelecimentos de formação alemães, nosso escopo será mostrar de que modo a língua materna, para o jovem Nietzsche, constitui um elemento fundamental para a formação do homem, bem como para a constituição da cultura de um povo. Isso justifica a preocupação nietzschiana com o seu tratamento por parte dos filisteus da formação, bem como com o seu ensino nas instituições de formação alemãs, que, para o jovem filólogo, deve ser conduzido de forma rigorosa e sempre sob a batuta do gênio.Downloads
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Publicado
2017-12-19
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Seção
Artigos
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Como Citar
O jovem Nietzsche e as instituições de formação alemãs. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 533–551, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7764. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7764. Acesso em: 15 out. 2025.