Museu, poder e disciplina: análises sobre sua relação com os públicos escolares
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7767Palabras clave:
Escola. Michel Foucault. Museu. Sistema disciplinarResumen
Este trabalho é parte da pesquisa sobre museus etnográficos e seus patrimônios criados na segunda metade do século XIX na Europa, ainda em atividade hoje. Tem-se o objetivo de refletir sobre as contribuições de Michel Foucault para o estudo dos museus e sua relação com a escola, no que diz respeito ao espaço, à arquitetura e à prática social. À luz da etnografia realizada em um museu de antropologia, este estudo se propõe a debater sistemas disciplinares. Para tanto, é o minucioso trabalho de preparação do museu para a recepção de grupos de crianças das escolas que desperta o interesse para as análises que se seguem.Descargas
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Publicado
2017-12-19
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Artigos
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Cómo citar
Museu, poder e disciplina: análises sobre sua relação com os públicos escolares. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 579–595, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7767. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7767. Acesso em: 15 oct. 2025.