Museu, poder e disciplina: análises sobre sua relação com os públicos escolares

Autores

  • Renata da Silva Montechiare Pires Universidade Federal do Rio de Janeiro Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7767

Palavras-chave:

Escola. Michel Foucault. Museu. Sistema disciplinar

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa sobre museus etnográficos e seus patrimônios criados na segunda metade do século XIX na Europa, ainda em atividade hoje. Tem-se o objetivo de refletir sobre as contribuições de Michel Foucault para o estudo dos museus e sua relação com a escola, no que diz respeito ao espaço, à arquitetura e à prática social. À luz da etnografia realizada em um museu de antropologia, este estudo se propõe a debater sistemas disciplinares. Para tanto, é o minucioso trabalho de preparação do museu para a recepção de grupos de crianças das escolas que desperta o interesse para as análises que se seguem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata da Silva Montechiare Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Editora da Revista Enfoques e pesquisadora do Laares (http://www.laares-ufrj.com/).

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Museu, poder e disciplina: análises sobre sua relação com os públicos escolares. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 579–595, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7767. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7767. Acesso em: 15 out. 2025.