Concepções de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Exatas sobre conceitos básicos de Astronomia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8163Palabras clave:
Ensino de Astronomia. Educação superior. Ideias dos alunos.Resumen
Neste artigo, discutem-se algumas concepções de estudantes de licenciatura sobre conceitos de Astronomia. O estudo foi realizado com 22 estudantes na disciplina optativa de Ensino de Astronomia, na qual se matricularam alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Ciências Exatas de uma universidade pública do Oeste do Paraná. A disciplina foi elaborada tendo como propósito trabalhar conceitos básicos da Astronomia, baseando-se nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do estado do Paraná. Além disso, desenvolveram-se atividades práticas com os alunos para que pudessem vivenciar metodologias aplicáveis em sala de aula. No entanto, apesar de os alunos participarem ativamente das atividades, ao final da disciplina, verifica-se que boa parte dos licenciandos em Biologia e Exatas acaba por não modificar suas ideias prévias. Isso pode indicar uma necessidade de reformular a forma de pensar a educação superior, partindo para um paradigma menos “conteudista” e mais “formativo”, tendo em vista uma avaliação que possibilite conhecer as ideias dos alunos e permita sua evolução.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-05-28
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Cómo citar
Concepções de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Exatas sobre conceitos básicos de Astronomia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 277–296, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8163. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8163. Acesso em: 15 oct. 2025.