A experiência das disciplinas de formação docente em ensino de Física no MNPEF-UEPG: proposta pedagógica, reflexões e ações

Autores/as

  • Silvio Luiz Rutz da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa Autor/a
  • André Maurício Brinatti Universidade Estadual de Ponta Grossa Autor/a
  • André Vitor Chaves de Andrade Universidade Estadual de Ponta Grossa Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8168

Palabras clave:

Ensino. Física. Metodologia. Planejamento. Trabalho docente.

Resumen

Neste trabalho, relatamos uma experiência de planejamento de atividades pedagógicas, na qual o modelo de ensino empregado foi a construção do conhecimento a partir das experiências pessoais dos professores-discentes, de modo a conduzi-los a uma reflexão sobre sua história de formação profissional. O método empregado, fundamentado nas teorias de aprendizagem, foi pautado em uma abordagem humanista com elementos cognitivistas, sendo que as metodologias empregadas tiveram variações em função dos objetivos propostos para cada um dos conteúdos abordados. Esse processo de ensino-aprendizagem conduz à formação de docentes-pesquisadores como resultado de uma atividade reflexiva, crítica e inovadora, aplicada diretamente à atuação profissional do docente, na produção de conhecimento diretamente associado à prospecção de problemas e soluções para o ensino-aprendizagem dos conhecimentos em Física. A intenção é oferecer referências de propostas de ensino de Física coerentes com as estruturas de pensamento exigidas pela ciência e pela tecnologia, pelo exemplo de suas inserções na realidade educacional, ao mesmo tempo que mostrem como se pode dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos para a formação de visão das interconexões dos conteúdos da Física.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Silvio Luiz Rutz da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutor em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa do Pós-Graduação em Ensino de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPG). Professor de Física e assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG.
  • André Maurício Brinatti, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutor em Ciências (área de concentração Física Aplicada) pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo UEPG, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPG) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências (PPGCiências-UEPG). Professor de Física na UEPG.
  • André Vitor Chaves de Andrade, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Araraquara). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo UEPG, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências (PPGCiências-UEPG). Professor de Física na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Publicado

2018-05-28

Cómo citar

A experiência das disciplinas de formação docente em ensino de Física no MNPEF-UEPG: proposta pedagógica, reflexões e ações. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 339–363, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8168. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8168. Acesso em: 15 oct. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a