Revisão Bibliográfica acerca do Transtorno do Espectro Autista em uma perspectiva Metacognitiva

implicações para o processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14906

Palavras-chave:

Revisão da Literatura, Transtorno do Espectro Autista, TEA, Metacognição, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este estudo apresenta como objetivo desenvolver uma revisão bibliográfica acerca de como as competências metacognitivas podem impactar no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. A metodologia adotada foi de uma revisão bibliográfica nas bases de dados OASISBR; SciELO Brasil; Scopus e ERIC. As palavras-chave adotadas foram: “Transtorno do Espectro Autista”; “Autismo”; “Metacognição” e “Aprendizagem”, e suas versões em inglês. Foram selecionados para análise quatro artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Os resultados apontam para uma escassez de pesquisas sobre esta temática no Brasil, porém, com um desenvolvimento em países como Estados Unidos e Reino Unido. Observa-se que os sujeitos autistas, apesar de em alguns casos apresentarem maior dificuldade no desenvolvimento de habilidades metacognitivas, estas podem ser desenvolvidas com uso dos recursos corretos, o que leva a uma melhora no seu processo de ensino e aprendizagem, principalmente por promoverem habilidades metacognitivas.

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Biografia do Autor

  • Silvio Luiz Rutz da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Professor do Programa do Pós-Graduação em Ensino de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPG). Professor de Física e assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG.

  • Renato Marcondes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR campus Ponta Grossa). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ? UEPG/PPGECEM (2020). Especialista em Ensino de Química (2020). Graduado em Licenciatura Química pela Universidade Estadual do Paraná ? UNESPAR (2017). Atuou como docente na Educação Básica. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência; b) Ciências, Arte, Tecnologia e Sociedade; c) Políticas Educacionais e Formação de Professores GEPPE; d) Ensino de Física - GPEF

  • Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2023-08-22

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Revisão Bibliográfica acerca do Transtorno do Espectro Autista em uma perspectiva Metacognitiva: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14906, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14906. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14906. Acesso em: 15 out. 2025.