Contextos do conceito de educação

Autores/as

  • Frank Hermenau Universidade de Kassel Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v12i1.8758

Palabras clave:

Bildung, educação, formação, globalização, ideologia

Resumen

O texto analisa as tendências da educação na Europa no contexto da globalização econômica. A compreensão de educação como formação integral está sendo substituída por uma perspectiva mais pragmática e instrumental. Decorre dessa visão uma fragmentação do conhecimento e do processo formativo, uma vez que o ensino passa a se limitar às competências. A tendência é que a educação se transforme num instrumento ideológico da globalização dentro de uma visão de adequação, perspectiva que nega a compreensão de formação (BILDUNG).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Frank Hermenau, Universidade de Kassel

    Professor assistente no departamento de Filosofia da Universidade de Kassel.

Publicado

2018-10-18

Cómo citar

Contextos do conceito de educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 99–109, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i1.8758. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8758. Acesso em: 1 dec. 2025.