Contextos do conceito de educação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v12i1.8758Palavras-chave:
Bildung, educação, formação, globalização, ideologiaResumo
O texto analisa as tendências da educação na Europa no contexto da globalização econômica. A compreensão de educação como formação integral está sendo substituída por uma perspectiva mais pragmática e instrumental. Decorre dessa visão uma fragmentação do conhecimento e do processo formativo, uma vez que o ensino passa a se limitar às competências. A tendência é que a educação se transforme num instrumento ideológico da globalização dentro de uma visão de adequação, perspectiva que nega a compreensão de formação (BILDUNG).
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-10-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Contextos do conceito de educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 99–109, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i1.8758. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8758. Acesso em: 16 out. 2025.