Ocupações escolares no município de Francisco Beltrão-PR: contribuições para a formação dos jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.10629

Palavras-chave:

Ocupações escolares. Movimento estudantil. Ensino Médio.

Resumo

O avanço das políticas neoliberais e o acirramento dos conflitos de classes têm repercutido no âmbito educacional, como observado em 2015 e 2016. Inicialmente, isto aconteceu por meio de reformas educacionais levadas a cabo em diferentes estados brasileiros e, em seguida, por meio de políticas públicas nacionais, tais como a reforma do ensino médio e a PEC 55. Em ambos os casos, houve a reação dos estudantes através de ocupações escolares. Este artigo reflete sobre as ocupações ocorridas em 2016, no Paraná, especialmente no município de Francisco Beltrão. O objetivo é historicizá-las e destacar seu caráter formativo. A pesquisa tem caráter qualitativo e se realizou a partir de leituras sobre a temática, análise de documentos e entrevistas com onze estudantes. O texto apresenta o processo das ocupações escolares no país entendidas a partir da categorização temporal proposta por Groppo (2018). Mostra também como este processo foi vivenciado no município de Francisco Beltrão, revelando e seu potencial formativo e considerando as contribuições de Paulo Freire, para quem “a prática da liberdade só encontrará adequada expressão numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria destinação histórica” (FIORI, 1987, p. 5).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Franciele Maria David, Unioeste
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019). Atualmente é professora pedagoga da Secretária Estadual de Educação, e professora colaboradora da  Universidade  Estadual do Oeste do Paraná.  Tem como principal foco de estudos: Formação humana, Movimentos Sociais e Juventude.
  • Suely Aparecida Martins, Unioeste-Paraná

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1996), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, juventude e educação, educação e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2022-09-29

Como Citar

Ocupações escolares no município de Francisco Beltrão-PR: contribuições para a formação dos jovens. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 305–330, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.10629. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/10629. Acesso em: 16 out. 2025.