O trabalho pedagógico pensado como práxis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v0i00.10769

Palavras-chave:

Práxis., Prática pedagógica, Trabalho docente

Resumo

Este texto tem como proposta apresentar uma diferenciação entre práxis e prática pedagógica, na dimensão do trabalho educativo. Ambos os termos são empregados como equivalentes no contexto educacional, o que se denota desconhecimento de seus reais significados e das implicações de sentido. Para tanto, o artigo objetiva refletir sobre a concepção de Adolpho Sanchez Vásquez quanto à filosofia da práxis, bem como os conceitos de prática educativa e pedagógica, em correlação com o trabalho docente, numa tentativa de apresentar definições, diferenciações, similaridades e indissociabilidade. Por conseguinte, o texto propõe uma interlocução com as considerações sobre o trabalho docente, delineando-o, na perspectiva da práxis pedagógica, entendendo ser essa uma ação educativa que se espera para uma educação dialógica e emancipadora. O embasamento teórico das abordagens realizadas, quanto a educação emancipadora, pauta-se na pedagogia Freiriana, principalmente na obra “Pedagogia do Oprimido”. A reflexão atribui visibilidade aos conceitos de práxis e prática, colaborando para as discussões que delineiam a perspectiva de trabalho pedagógico como atividade social transformadora, reflexiva, libertadora e predominantemente dialógica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009), na Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Especialista em Psicopedagogia pela UCB (2005). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora Ajunto A, classe A, do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura didática brasileira, cultura material escolar, leitura, livro, leitor, alfabetização e práticas de leitura. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras. Atuou como Coordenadora do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Lavras (2014-2018). Atuou no editorial da Revista Devir Educação, da Universidade Federal de Lavras (2016-2019). Membro da Associação de Leitura do Brasil (ALB), desde 2008, da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), desde 2014, Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária, Arte Narrativa e Contação de Histórias.

  • Iduméa de Souza Fernandes Ramos, Prefeitura Municipal de Heliodora (Minas Gerais)

    Mestre em Educação. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Heliodora (Minas Gerais).

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

O trabalho pedagógico pensado como práxis. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 944–959, 2023. DOI: 10.5335/rep.v0i00.10769. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/10769. Acesso em: 30 nov. 2025.