Crianças oncológicas e as experiências do adoecer e das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11183Palavras-chave:
Pedagogia Hospitalar, Prática Pedagógica, Centro de OncologiaResumo
O presente artigo objetivou compreender os sentidos atribuídos pelas crianças de um Centro de Oncologia ao processo de adoecimento e às práticas pedagógicas no ambiente hospitalar. Esse estudo se apoia numa abordagem qualitativa do tipo descritiva. Como técnicas de pesquisa, foram utilizadas a observação sistemática, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. O universo de participantes envolveu crianças do Centro de Oncologia Infanto-juvenil do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, Bahia. Paralelamente à observação sistemática das práticas pedagógicas, foram realizadas entrevistas com onze crianças. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo. Foi evidenciada, nas falas das crianças, a percepção do hospital como um lugar de dor e de cura. Por outro lado, é na brinquedoteca que as crianças encontram elementos que as aproximam do ambiente escolar, como a prática pedagógica de contação de histórias. Essa prática surge como uma forma de tirar a criança de uma realidade de silêncio e isolamento para ingressar em um mundo onde o sonho é possível, em que a fantasia faz esse papel de transpor para além dos limites impostos pela doença.