Crianças oncológicas e as experiências do adoecer e das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11183

Palavras-chave:

Pedagogia Hospitalar, Prática Pedagógica, Centro de Oncologia

Resumo

O presente artigo objetivou compreender os sentidos atribuídos pelas crianças de um Centro de Oncologia ao processo de adoecimento e às práticas pedagógicas no ambiente hospitalar. Esse estudo se apoia numa abordagem qualitativa do tipo descritiva. Como técnicas de pesquisa, foram utilizadas a observação sistemática, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. O universo de participantes envolveu crianças do Centro de Oncologia Infanto-juvenil do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, Bahia. Paralelamente à observação sistemática das práticas pedagógicas, foram realizadas entrevistas com onze crianças. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo. Foi evidenciada, nas falas das crianças, a percepção do hospital como um lugar de dor e de cura. Por outro lado, é na brinquedoteca que as crianças encontram elementos que as aproximam do ambiente escolar, como a prática pedagógica de contação de histórias. Essa prática surge como uma forma de tirar a criança de uma realidade de silêncio e isolamento para ingressar em um mundo onde o sonho é possível, em que a fantasia faz esse papel de transpor para além dos limites impostos pela doença.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Osdi Barbosa dos Santos Ribeiro, Faculdade Maria Milza (FAMAM)

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Profa. da Faculdade Maria Milza (FAMAM), Cruz das Almas, Bahia.

  • Alessandra Alexandre Freixo, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Profa. Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (DEDU/UEFS). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UEFS (PPGE/UEFS)

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

Crianças oncológicas e as experiências do adoecer e das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 727–743, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11183. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11183. Acesso em: 16 out. 2025.