O mundo em distanciamento: as escolas pararam, as necessidades educacionais não

Autores

  • Ricardo Burg Ceccim Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Autor
  • Rosimere da Rosa Correa Secretaria Municipal de Educação de Canoas - RS Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11855

Palavras-chave:

Covid-19, Distanciamento social, Suspensão das aulas, Saúde na escola, Educação Especial

Resumo

O presente trabalho aborda as relações entre educação (ensino) e atenção (saúde) no tocante ao público-objetivo da educação especial tendo em vista problematizar o distanciamento escolar e as demandas escolares ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e psíquico desse segmento populacional em face da pandemia de Covid-19. A situação de pandemia impôs em todo o mundo o fechamento das escolas como uma das principais medidas de controle da disseminação do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, uma vez que a única evitabilidade conhecida para sua correspondente morbidade e mortalidade é o manejo epidemiológico em saúde coletiva. O segmento da educação especial não poderia ser postergado em um agudo planejamento da intervenção pedagógica e psicossocial ante o risco de danos duradouros ou permanentes ao seu desenvolvimento, processos cognitivos e afetivos e à inserção social, além de riscos à constituição de si e ao bem-estar mental individual e familiar. A metodologia é a da obtenção de dados dentro de um contexto e composição dos resultados pela redação. Como resultado, o trabalho reporta excertos narrativos de uma pesquisa qualitativa em fase inicial, apresentados como vinhetas, em busca contribuir ao pensamento e práticas em processos inclusivos na educação especial e na saúde.

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Biografia do Autor

  • Rosimere da Rosa Correa, Secretaria Municipal de Educação de Canoas - RS

    Graduada em Pedagogia pela UFRGS, especialista em Educação Especial pela Universidade LaSalle, mestranda em Educação Especial, Saúde e Processos Inclusivos pelo PPGEdu da UFRGS, professora dos anos iniciais da rede municipal de Canoas, foi professora do Atendimento Educacional Especializado de 2016 a 2019 no mesmo município e da rede estadual de ensino do RS.

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

O mundo em distanciamento: as escolas pararam, as necessidades educacionais não. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 444–469, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11855. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11855. Acesso em: 15 out. 2025.