Formação em saúde no âmbito da UFRN: aspectos fundamentais das aprendizagens em contextos interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.12369

Palavras-chave:

Ensino superior, interação ensino-serviço-comunidade, interdisciplinaridade, interprofissionalidade, formação em saúde

Resumo

No Brasil, a preocupação com a formação em nível de graduação na área da saúde se expressa de modo mais significativo a partir do final da década de 1970, com o crescimento do movimento sanitarista, figurando como questão estratégica a partir da implementação do Sistema ùnico de Saúde (SUS), no início dos anos 1990. As análises evidenciavam os limites das abordagens setoriais e uniprofissionais e de suas soluções compartimentalizadas, em subáreas ou ocupações e a imperiosa necessidade de promover mudanças na formação, nos currículos dos cursos e nas perspectivas pedagógicas, em benefício de metodologias ativas, com maior interação ensino-serviço, trabalho interdisciplinar e multiprofissional. O presente artigo tem por objetivo configurar a contribuição de experiências de ensino desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos processos de mudança na formação em nível de graduação dos cursos de saude, tendo por base atividades acadêmicas realizadas em estreita colaboração com os serviços de saúde e tendo por horizonte a construção da Interprofissionalidade . Apoiou-se na leitura de documentos, artigos, portfólios produzidos sobre as experiências desenvolvidas na UFRN, que deram origem aos componentes curriculares Saúde e Cidadania I e II e à realização de diversos Projetos em interação com os serviços de saúde, com o apoio de Programas Nacionais de reorientação da formação em saúde (PRO-Saúde, Pro-PET, PET Saúde). Em 20 anos de experiência, dentre as conquistas, destacam-se a contribuição efetiva para mudanças nas práticas profissionais nos serviços da Atenção Básica à Saúde, a preparação de profissionais para atuarem, de modo mais eficaz, nas redes do SUS e em sintonia com as necessidades dos usuários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônio Medeiros Júnior, UFRN

    Possui graduação em Odontologia, Mestrado em Odontologia Preventiva e Social e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professor Associado Nível 004 do Departamento de Saúde Coletiva e membro integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN. Tem experiência em Saúde Coletiva com ênfase nas políticas de saúde, gestão do trabalho e da educação na saúde, avaliação de serviços, educação interprofissional e envelhecimento humano. (Texto informado pelo autor)

  • Nilma Dias Leao Costa, UFRN

    Possui doutorado em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). É professora Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência de pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase principalmente na Saúde da Mulher e na Mortalidade Infantil.Ataualmente é vice-coordenadora de uma pesquisa sobre aborto na adolescência.É pesquisadora da Base de Pesquisa da Saúde Coletiva e colaboradora da Base de Pesquisa do Grupo de Estudos Demográficos. Também é tutora do PETSAÚDE. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2022-04-18

Como Citar

Formação em saúde no âmbito da UFRN: aspectos fundamentais das aprendizagens em contextos interdisciplinares. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 622–639, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.12369. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12369. Acesso em: 15 out. 2025.