Cultura popular no planejamento e na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i3.12383

Palavras-chave:

Cultura. Currículo. Escola.

Resumo

Este artigo traz o resultado de uma pesquisa realizada durante um curso de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A investigação partiu de inquietações relacionadas à abordagem da cultura popular no currículo da escola, especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi compreender como a cultura popular é abordada nos documentos curriculares. Além disso, utilizou-se a entrevista semiestruturada com quatro professoras que relataram suas práticas pedagógicas. Os resultados demonstraram que as professoras, no desenvolvimento do currículo, utilizam astúcias e modos sutis para abordar a cultura popular em suas aulas, desencadeando um processo de criação e invenção na prática. As narrativas das professoras demonstram, ainda, que, ao planejarem suas aulas, introduzem dispositivos didáticos que permitem gerar discussões sobre a cultura popular e implantam ações como: visitas a pontos da cidade que são referências, entrevistas com representantes da cultura local, etc., para que a temática não fique nas margens do currículo desenvolvido na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Departamento de Ciências Naturais – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

  • Rosa Belém Farias, Rede Municipal de Ensino de Carinhanha, Bahia.

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora da Rede Municipal de Ensino de Carinhanha, Bahia.

  • Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Educação – Universidade Estadual de Feira de Santana.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

Cultura popular no planejamento e na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 792–808, 2021. DOI: 10.5335/rep.v27i3.12383. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12383. Acesso em: 15 out. 2025.