Relação com o saber e território: experiências de estudantes em tempo integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i3.12389

Palavras-chave:

Relação com o saber. Tempo integral. Território.

Resumo

O artigo analisa as relações que estudantes do Ensino Fundamental (EF) estabelecem com os saberes na Escola em Tempo Integral em uma experiência de saída da escola em direção a outros espaços da cidade. O aporte teórico e metodológico inclui os estudos de Bernard Charlot, em diálogo com autores da Geografia e autores que discutem a Educação Integral. Os sujeitos são estudantes dos dois últimos anos do EF, e os dados foram gerados por meio do balanço de saber e entrevistas. A análise, inspirada em Charlot (2009), concentrou-se nas aprendizagens evocadas pelos sujeitos e o movimento no território. Os resultados indicam a importância da experiência para os sujeitos, entretanto, apontam-se como fragilidades a dificuldade de apropriação efetiva dos territórios e a força da forma escolar que impregna a experiência analisada. Colocar em diálogo o sujeito transitando entre o espaço da escola e da cidade, no movimento desencadeado pela ETI, ou por outras experiências em tempo integral que tomam a cidade como fonte de aprendizado, instiga a refletir sobre a necessidade de apreender esses espaços como territórios que podem contribuir na construção da educação integral, e não apenas da escolarização em tempo integral.

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Biografia do Autor

  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutoramento em educação na Universidade Federal de Sergipe. Docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Brasil.

  • Miria Núbia Simões Lourenço, Pesquisadora no Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direito (NIESD/Univale). Professora da rede municipal de ensino de Governador Valadares, Brasil

    Mestre em Gestão Integrada do Território pela Univale. Pesquisadora no Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direito (NIESD/Univale). Professora da rede municipal de ensino de Governador Valadares, Brasil.

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Publicado

2021-03-16

Como Citar

Relação com o saber e território: experiências de estudantes em tempo integral. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 876–900, 2021. DOI: 10.5335/rep.v27i3.12389. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12389. Acesso em: 15 out. 2025.