Os significados de Intenção e Disposição para aprender na Teoria da Aprendizagem Significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13265

Palavras-chave:

learning set; mecanismo de aprendizagem; teoria de aprendizagem.

Resumo

O conceito Aprendizagem Significativa, ainda polissêmico no contexto educativo e da sua investigação, foi cunhado no escopo de uma teoria que explica seu processo, condições de ocorrência e facilitação. Intenção e disposição (para aprender) são momentos diferentes da aprendizagem, mas comumente assumidos como sinônimos em estudos de língua portuguesa que se baseiam na Teoria. O objetivo deste manuscrito é apresentar reflexões sobre os significados dos referidos conceitos presentes na obra original de Ausubel, publicada em 2000, e em sua tradução para o português, em 2003. A análise do texto original revela inconsistência na tradução de termos essenciais para a compreensão do processo da aprendizagem, especialmente o meaningful learning set. Este fato pode ter contribuído para um entendimento superficial desses significados. Propomos o uso do termo “learning set com significado” pela complexidade do conceito e inexistência de palavra em português com correspondência direta para o seu significado. Por fim, sugerimos maior atenção a tais conceitos e que novos estudos sejam realizados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rachel Belmont, FIOCRUZ

    Doutora em Ciências pela Fiocruz. Graduada em Educação Física. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz e na Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS -IOC/Fiocruz), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Aprendizagem Significativa (GEAS - IOC/Fiocruz) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE - UEM).

  • Karla Maria Castello Branco da Cunha, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

    Mestre em Ciências pela Fiocruz. Graduada em Ciências Biológicas. Docente aposentada do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Aprendizagem Significativa (GEAS/IOC-Fiocruz).

  • Evelyse dos Santos Lemos, Fiocruz

    Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha. Graduada em Ciências Biológicas. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz. Integrante do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Aprendizagem Significativa (GEAS) do IOC-Fiocruz.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Os significados de Intenção e Disposição para aprender na Teoria da Aprendizagem Significativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 469–483, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13265. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13265. Acesso em: 16 out. 2025.