Tendências para organizadores prévios com vistas à apredizagem significativa em demonstrações matemáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13269

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa; Organizadores Prévios; Tendências em Educação Matemática; Pesquisa-ação.

Resumo

Na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, para que haja Aprendizagem Significativa, o novo conhecimento deve se relacionar com conceitos prévios específicos da estrutura cognitiva do aprendiz, de forma não arbitrária e não literal. No que se refere às demonstrações matemáticas, é necessário a ocorrência dos três tipos de aprendizagem significativa: representacional, conceitual e proposicional. Uma forma de favorecer aprendizagens significativas, quando o aluno não possui conhecimentos prévios necessários, é a utilização de Organizadores Prévios, que funcionam como “pontes cognitivas” entre o que ele já sabe e o que precisa saber para a nova aprendizagem. A presente pesquisa tem por objetivo apresentar e investigar estratégias de ensino para demonstrações matemáticas, que possam favorecer a aprendizagem significativa de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática. Desta forma, foi elaborada e implementada uma proposta de Organizadores Prévios no ensino de demonstrações matemáticas, ancoradas nas tendências em Educação Matemática: a História da Matemática, a Manipulação de Material Concreto e a Resolução de Problemas. A implemetação do Organizador Prévio proposto, por meio de uma pesquisa-ação, tem apresentado resultados satisfatórios no que se refere a evidências de aprendizagem significativa em demonstrações matemáticas, favorecendo a formação profissional dos acadêmicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Docente lotada no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 1996. Possui Graduação em Matemática Licenciatura e Mestrado em Física pela mesma Instituição. É Doutora em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e co-líder do Grupo de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACIM). Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde (PPGECQVS) ambos com sede na UFSM. Seus estudos e pesquisas enfatizam a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) no âmibito do Ensino de Ciências e de Matemática e referenciais teóricos, metodológicos e epistamológicos compatíveis com a TAS, em ambas áreas.

  • Vaneza de Carli Tibulo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Departamento de Matemática da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da UFSM.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Tendências para organizadores prévios com vistas à apredizagem significativa em demonstrações matemáticas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 535–555, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13269. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13269. Acesso em: 15 out. 2025.