A imagem no desenvolvimento de habilidades psíquicas na teoria de Lev Vygotsky, influenciadas por Wundt, Köhler, Koffka e Wertheimer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.13504

Palavras-chave:

Cognição. Aprendizagem. Conhecimento. Signo. Imagem.

Resumo

Este artigo reforça a importância dos processos de desenvolvimento mental e a aquisição de habilidades psíquicas de cada indivíduo, ressaltando-se a presença dos signos na apreensão do conhecimento humano em todas as fases de seu desenvolvimento. Demonstra-se a partir das concepções de Vygotsky que o conhecimento ocorre através de interações e inter-relações pessoais dos indivíduos com seus pares e com o ambiente do qual eles compartilham suas experiências individuais e em grupo que geram mudanças psíquicas e comportamentais. Vygotsky defende que o uso de instrumentos amplia o leque de atividades sobre os quais as funções psicológicas superiores produzem transformações nos sujeitos. Destacam-se as influências de Wundt (1902) e dos psicólogos gestaltistas, Köhler (1938a, 1938b), Koffka (1922, 1935) e Wertheimer (1938a, 1938b) na teoria proposta por Vygotsky. O objetivo deste trabalho é evidenciar as contribuições recebidas de outras correntes teóricas para construção da teoria de Vygotsky, destacando-se a imagem como um elemento essencial na construção do conhecimento. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica. Concluiu-se que o trabalho desse teórico está alicerçado na imagem como um elemento essencial na apreensão do conhecimento, pois, há evidências da presença e utilização dos signos no cotidiano das pessoas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria do Socorro Batista de Jesus Cruz, Secretaria da Educação da Bahia

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento – PPGDC. Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com (IFBA/UNEB/UEFS/SENAI/LNCC).   

    Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Metodologia do Ensino do Desenho (UEFS), Especialista em Formação Continuada em Mídias na Educação pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente das redes municipal e estadual na cidade de Feira de Santana, atuando no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  • Eudaldo Francisco dos Santos Filho, Universidade do Estadual da Bahia

    Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Prof. coordenador do LBI - Laboratório de Biometria e Imagem, e Professor de Desenvolvimento de Projetos I, II, III, IV no Curso de Desenho Industrial e TCC I e II no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento - PPGDC pela Universidade do Estado da Bahia. Grupo de Pesquisa: Laboratório Multidisciplinar de Biometria e Imagem.

  • Maria Raidalva Nery Barreto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - (IFBA)

    Possui Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2017), com estágio doutoral pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional pela UNEB (2009); Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia (2004); Graduada em Pedagogia (UNEB/1984). Docente da Licenciatura de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) e do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA/IFBA/UNEB/UEFS/SENAI).

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

A imagem no desenvolvimento de habilidades psíquicas na teoria de Lev Vygotsky, influenciadas por Wundt, Köhler, Koffka e Wertheimer. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 855–875, 2023. DOI: 10.5335/rep.v29i3.13504. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13504. Acesso em: 15 out. 2025.