Autoestudo de Inglês no Ensino Médio

protótipo de ensino para inclusão de alunos afastados das aulas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14144

Palavras-chave:

Autoaprendizagem. Protótipo de ensino. Autonomia. Inclusão.

Resumo

Durante o Ensino Médio, muitos estudantes brasileiros enfrentam situações que os fazem deixar de frequentar a escola, como é o caso de adolescentes grávidas e alunos afastados para tratamento de saúde. Percebe-se uma lacuna na oferta de materiais que auxiliem esses alunos a prosseguirem com seus estudos quando distanciados da escola. Para este contexto, foi desenvolvido um protótipo de ensino no formato de material de auto estudo disponibilizado no Google Classroom com foco nos conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular para s aulas de Língua Inglesa do segundo ano do Ensino Médio. Esta investigação tem como objetivo descrever o processo de elaboração deste protótipo e evidenciar como foram incorporados os seguintes elementos a sua composição: ensino a distância, tecnologias digitais de informação e comunicação, multimodalidade, princípios da andragogia, taxonomia de Bloom e trilhas de aprendizagem. Os resultados apontam para a potencialidade da criação de materiais de auto estudo a partir de ferramentas tecnológicas educacionais disponíveis em ambientes virtuais e reforçam que, sendo a educação um direito de todos e dever do Estado, cabe a comunidade escolar buscar meios de inclusão para os alunos afastados das salas de aula temporariamente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samantha Gonçalves Mancini Ramos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

    Professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Moderna -  Universidade Estadual de Londrina  

  • Michelli de Assis Ribeiro, SEED–PR, Educação Básica

    Mestre em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina, (UEL-Londrina/PR). Atua como docente na Educação Básica–SEED–PR e também na Prefeitura Municipal de Londrina. 

Downloads

Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Autoestudo de Inglês no Ensino Médio: protótipo de ensino para inclusão de alunos afastados das aulas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14144, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14144. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14144. Acesso em: 15 out. 2025.