Atividades experimentais e simulações computacionais e o pensamento metacognitivo como recursos para o ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14819

Palavras-chave:

Metacognição. Atividades experimentais. Simulação computacional. Ensino de Física. Pensamento metacognitivo.

Resumo

Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa de uma tese de doutorado que teve como objetivo analisar indícios de pensamento metacognitivo de alunos de Engenharia, na disciplina de Física I, quando desafiados a solucionarem situações-problema em que podem fazer uso de material experimental ou de simulação computacional. Serão apresentadas as discussões realizadas sobre a utilização dos diferentes recursos para a solução das situações-problema propostas nos roteiros-guia e a evocação do pensamento metacognitivo. Os recursos são: materiais para a experimentação prática, links de acesso aos simuladores, materiais de aula, como anotações e resumos, acesso livre à internet e livros didáticos. A análise foi desenvolvida em cada uma das três intervenções didáticas realizadas. Infere-se que, quanto ao uso do recurso, o fato não está diretamente relacionado à quantidade que o sujeito utiliza ou qual, mas sim como ele se autorregula na busca pela solução da situação-problema. Outro resultado relevante é que a tomada de consciência metacognitiva é individual e pessoal e depende de experiências vividas anteriormente pelo indivíduo e, além da experimentação e da simulação, outros recursos podem ser potencializadores do pensamento metacognitivo, como por exemplo, as discussões em grupo.

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Biografia do Autor

  • Andréia Spessatto De Maman, Universidade do Vale do Taquari

    Possui graduação em Ciências Exatas (2005), Mestrado Profissional em Ciências Exatas (2010) e Doutorado em Ensino (2021) pela Univates (2021).

  • Italo Gabriel Neide, Universidade do Vale do Taquari

    Possui Bacharelado (2004) e Mestrado (2007) em Física e Doutorado em Ciências (ênfase Física Teórica) (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-06-10

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Atividades experimentais e simulações computacionais e o pensamento metacognitivo como recursos para o ensino de Física. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14819, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14819. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14819. Acesso em: 15 out. 2025.