Atividades experimentais e simulações computacionais e o pensamento metacognitivo como recursos para o ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14819Palavras-chave:
Metacognição. Atividades experimentais. Simulação computacional. Ensino de Física. Pensamento metacognitivo.Resumo
Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa de uma tese de doutorado que teve como objetivo analisar indícios de pensamento metacognitivo de alunos de Engenharia, na disciplina de Física I, quando desafiados a solucionarem situações-problema em que podem fazer uso de material experimental ou de simulação computacional. Serão apresentadas as discussões realizadas sobre a utilização dos diferentes recursos para a solução das situações-problema propostas nos roteiros-guia e a evocação do pensamento metacognitivo. Os recursos são: materiais para a experimentação prática, links de acesso aos simuladores, materiais de aula, como anotações e resumos, acesso livre à internet e livros didáticos. A análise foi desenvolvida em cada uma das três intervenções didáticas realizadas. Infere-se que, quanto ao uso do recurso, o fato não está diretamente relacionado à quantidade que o sujeito utiliza ou qual, mas sim como ele se autorregula na busca pela solução da situação-problema. Outro resultado relevante é que a tomada de consciência metacognitiva é individual e pessoal e depende de experiências vividas anteriormente pelo indivíduo e, além da experimentação e da simulação, outros recursos podem ser potencializadores do pensamento metacognitivo, como por exemplo, as discussões em grupo.