A metacognição como metodologia de pesquisa na formação de estudantes e profissionais da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14912

Palavras-chave:

metacognição, metodologia, pesquisa, aprendizagem, formação

Resumo

Este artigo apresenta a metacognição como metodologia de pesquisa na formação de estudantes e profissionais da educação, destacando a maneira peculiar de elaborar e colocar em ação programas de formação com profissionais e estudantes da educação, em uma dinâmica que, ao mesmo tempo em que o participante se constitui, aprimora a formação (inicial ou continuada) e transforma o cotidiano escolar onde está inserido. A metodologia metacognitiva em um programa de formação estimula o aprender a aprender quando solicita a tomada de consciência e a regulação das atividades cognitivas de seus participantes, em direção à transformação da prática. Destaca-se a formação dos pesquisadores como elemento fundamental para o desenvolvimento da pesquisa na perspectiva metacognitiva. A atitude de pensar sobre o próprio pensar, de aprender sobre o próprio aprender em e no grupo, com seus pares, é a oportunidade de os pesquisadores preparem o olhar e a escuta para as realidades a serem descortinadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Doutora em Educação, professora do programa Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email: eveliseportilho@gmail.com. ORCID - 0000-0003-4557-0130. 

  • Claudia Sebastiana Rosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Doutora em Educação. Professora da MUST UNIVERSITY, pesquisadora da PUCPR. E-mail clausers@gmail.com. ORCID - 0000-0001-5994-2113.

  • Giovani de Paula Batista, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Doutor em Educação. Professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, pesquisador da PUCPR. E-mail giovanip_batista@hotmail.com. ORCID - 0000-0003-3153-6863.

Downloads

Publicado

2023-08-27

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

A metacognição como metodologia de pesquisa na formação de estudantes e profissionais da educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14912, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14912. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14912. Acesso em: 16 out. 2025.