Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB
entre a qualidade de ensino e a indução de resultados
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15056Palavras-chave:
Avaliação em Larga Escala, IDEB, Qualidade de EnsinoResumo
O artigo analisa o IDEB e suas implicações para a qualidade do ensino escolar. Com uma abordagem qualitativa, utilizamos técnicas de revisão da literatura, análise de documentos e entrevistas. Os resultados indicam que a reforma do Estado dos anos 1990 produziu um discurso de melhoria da qualidade do ensino a partir da racionalidade do mercado. Nesse contexto o SAEB respondeu ao apelo à qualidade do ensino. Apesar de válido, esse sistema é insuficiente para aferir a qualidade do ensino por não considerar os contextos dos sistemas educacionais nem as características estruturais e pedagógicas das escolas públicas. Evidenciam-se fortes vínculos com os padrões de avaliação externa em larga escala, com tendência de ações reguladas centralmente e pontuais ações contínuas de avaliação formativa.
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