Do desenvolvimento do Conceito de Inteligência ao Conceito de Altas Habilidades/Superdotação
divergências entre perspectivas teóricas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15284Palavras-chave:
Inteligência, Altas habilidades/superdotação, Psicologia histórico-culturalResumo
Os conceitos de altas habilidades/superdotação e inteligência são apresentados na literatura atual de diferentes formas, como resultado de diferentes concepções epistêmicas. O objetivo é através de pesquisa bibliográfica, utilizando o método comparativo, refletir sobre o desenvolvimento desses conceitos, que estão interligados. Apontam-se aspectos divergentes entre as concepções derivadas das teorias acríticas e da psicologia histórico-cultural, compreendê-las permite ao professor maior clareza para que, em sua atuação pedagógica, possa contribuir para uma maior democratização no processo de identificação de potencialidades e, consequentemente, promover o desenvolvimento intelectual de seus alunos. Finaliza destacando as consequências da concepção de AH/SD na perspectiva da psicologia histórico-cultural para o trabalho docente. A escola deve formar seus alunos para que, ao desenvolverem seus talentos, contribuam para o bem da comunidade, comprometidos como cidadãos, favorecendo o processo coletivo de emancipação humana.
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