A linguagem e a tensão entre o professor e o filósofo no pensamento de Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15783Palavras-chave:
Nietzsche, Professor, Filósofo, Linguagem, ZaratustraResumo
Este artigo procura apontar para a existência de uma tensão entre a figura do filósofo e a do professor no pensamento de Friedrich Nietzsche, tomando como ponto de partida sua célebre obra Assim Falou Zaratustra (1883-1884). Propomos pensar essa tensão sob a seguinte perspectiva: Nietzsche defende o caráter pessoal da filosofia e avalia, ao mesmo tempo, que o grande perigo que ronda o professor é perder a seriedade consigo e pensar as coisas somente em relação aos seus alunos. A narrativa de Assim Falou Zaratustra nos mostra como o problema da linguagem é um dos principais elementos envolvidos na caracterização dessa tensão. Nesse cenário, articulamos a figura do mestre cantor com a concepção nietzschiana de filosofia como uma atividade pessoal.
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