Relacionamentos Positivos

Contribuições para o Bem-Estar em Ambientes Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16636

Palavras-chave:

Escola, Estudantes, Professores

Resumo

Em tempos mais recentes, o enfoque conteudista no contexto educacional tem sido alterado por medidas que buscam implementar a educação socioemocional nas práticas escolares, demonstrando que tais ambientes, para além de ensinar os conteúdos para os estudantes e disponibilizar um espaço adequado para os professores, também possuem a responsabilidade de promover e intensificar a propagação do bem-estar para estes atores. O bem-estar, compreendido a partir de uma perspectiva mais ampla neste estudo, é um componente vital para a prosperidade ao longo do ciclo vital. Com a proposta de explorar como a educação pode atuar na promoção de bem-estar para estudantes e professores brasileiros por meio dos relacionamentos, o presente artigo propõe uma reflexão acerca de como tais vínculos positivos se tornam recursos para tal promoção. Os resultados indicam que investir na qualidade dos relacionamentos no ambiente escolar configura-se como um fator relevante e promissor para a promoção do bem-estar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Aurélio dos Reis, Universidade Federal do Paraná

    Felipe Aurélio dos Reis possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É especialista em Neurociências e Psicologia do Esporte (PUCPR) e atualmente cursa o mestrado em Educação na linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Interpessoais e Aspectos Socioemocionais.

  • Josafá Moreira da Cunha, Universidade Federal do Paraná

    Josafá Moreira da Cunha é graduado em Psicologia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em Psicologia e Educação, e atua como professor de Psicologia da Educação no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná. Atua em estudos sobre a promoção da convivência e melhoria do clima escolar, prevenção a vitimização entre pares e discriminação.

Downloads

Publicado

2025-06-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Relacionamentos Positivos: Contribuições para o Bem-Estar em Ambientes Educacionais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16636, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16636. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16636. Acesso em: 15 out. 2025.