Comunicação Aumentativa e Alternativa para estudante não verbal no Ensino Médio Gaúcho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16668

Palavras-chave:

Formação continuada, Tecnologia Assistiva, modelagem

Resumo

O acesso à Tecnologia Assistiva (TA) e à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um direito garantido pela Lei Brasileira de Inclusão de 2015. O objetivo da pesquisa foi investigar como a TA e CAA estão sendo utilizadas para superar barreiras de aprendizagem de estudantes com comunicação não verbal no Ensino Médio do Rio Grande do Sul. O estudo, com abordagem quantitativa identificou o número de estudantes nessa condição. Posteriormente, foi planejado um curso de formação para professores, no formato de extensão, que incluiu, o diagnóstico do público-alvo por meio do formulário de inscrição. Os inscritos somaram 911, sendo considerados sujeitos da pesquisa, professores que atuam no Ensino Médio gaúcho em salas de AEE, salas comuns e gestores. Os dados recebidos por meio das coordenadorias regionais de educação revelaram 685 estudantes com comunicação não verbal matriculados no Ensino Médio gaúcho, o que mostra a importância da formação de professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cimone Barbosa Gonzales Halberstadt, Universidade Federal do Pampa

    Mestre em ensino (UNIPAMPA) - Formada em Pedagogia - Mãe atípica *Atuou como membro do Comitê de Ética da Secretaria Estadual de Saúde - SES e Comitê de Ética em Pesquisa da universidade Federal do Rio Grande Do SUL (CEP-UFRGS) em representação ao COEPEDE/RS. *Ex-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência 2022/2024. *Ex-Presidente do COMPEDE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência/Bagé. - 2019/2021 e 2022/2024. *Idealizadora e está presidente da ABADEF - Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência e Familiares. 

  • Franceli Brizolla, Universidade Federal do Pampa

    Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Mestre e Doutora em Educação (2000 e 2007, respectivamente) - área de política e gestão da educação - no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS).

  • Lisete Funari Dias, Universidade Federal do Pampa

    Licenciada em Física pela UFPel; Mestre em Ensino de Física e Doutora em Educação em Ciências (UFRGS).

Downloads

Publicado

2025-05-29

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Comunicação Aumentativa e Alternativa para estudante não verbal no Ensino Médio Gaúcho. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16668, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16668. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16668. Acesso em: 15 out. 2025.