Valorização e formação docente no Plano de Carreira e Salário Docente de Catalão/Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16699

Palavras-chave:

formação docente, plano de carreira e remuneração, políticas educacionais

Resumo

Este trabalho visa analisar como se dá a valorização docente no Plano de Carreira e Salário Docente (PCS) do Município de Catalão, localizado em Goiás-Brasil, sobretudo no campo da formação de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, ancorada no materialismo histórico-dialético. Baseia-se no documento final da Conferência Nacional de Educação (CONAE) em 2024, e o PCS do município pesquisado, sendo um estudo relevante diante das transformações que impactam o trabalho docente. A fundamentação teórica inclui Libâneo (2011, 2018), Fontes (2014) e Prado (2019), além de legislações pertinentes. Evidenciou-se que o PCS do Município demonstra compromisso com a formação docente contínua e de qualidade, destacando aspectos como progressão, remuneração adequada e licença para formação. No entanto, há lacunas na legislação que podem dificultar a valorização docente e a identificação de necessidades, tornando a formação continuada um instrumento essencial para enfrentar os desafios da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Esther Marciano Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

    Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Gestão Escolar, Legislação Educacional e História Antiga, Medieval e Moderna pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo.

  • Renato Barros de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UNB, na linha de pesquisa de Profissão Docente, Currículo e Avaliação - PDCA e possui Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor da PUC Goiás, vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE e no curso de Pedagogia; também é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG, ministrando aulas no curso de Pedagogia e professor do Programa de Pós-graduação em Educação.

  • Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

    Mestre em Educação e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Escolares. Atualmente é professora da PUC Goiás na Graduação, Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC Goiás e integra o Programa de Pós Graduação e Pesquisa em Educação da PUC Goiás. Professora Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Valorização e formação docente no Plano de Carreira e Salário Docente de Catalão/Goiás. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16699, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16699. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16699. Acesso em: 15 out. 2025.