Valorização e formação docente no Plano de Carreira e Salário Docente de Catalão/Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16699Palavras-chave:
formação docente, plano de carreira e remuneração, políticas educacionaisResumo
Este trabalho visa analisar como se dá a valorização docente no Plano de Carreira e Salário Docente (PCS) do Município de Catalão, localizado em Goiás-Brasil, sobretudo no campo da formação de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, ancorada no materialismo histórico-dialético. Baseia-se no documento final da Conferência Nacional de Educação (CONAE) em 2024, e o PCS do município pesquisado, sendo um estudo relevante diante das transformações que impactam o trabalho docente. A fundamentação teórica inclui Libâneo (2011, 2018), Fontes (2014) e Prado (2019), além de legislações pertinentes. Evidenciou-se que o PCS do Município demonstra compromisso com a formação docente contínua e de qualidade, destacando aspectos como progressão, remuneração adequada e licença para formação. No entanto, há lacunas na legislação que podem dificultar a valorização docente e a identificação de necessidades, tornando a formação continuada um instrumento essencial para enfrentar os desafios da educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Esther Marciano Barbosa, Renato Barros de Almeida, Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.