Um novo contrato social da educação: horizontes para reimaginar os nossos futuros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16817

Palavras-chave:

Portuguese

Resumo

Resenha crítica da obra "Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social da educação", publicada em 2024 pela editora LeYa Educação. O livro é organizado por António Nóvoa, e faz referência aos desafios e possibilidades da educação global, destacando a necessidade de um novo contrato social para a educação que promova paz, justiça e sustentabilidade. Representa o relatório da Comissão Internacional sobre os futuros da educação, criado em 2019 pela UNESCO. O livro é organizado em três partes, abordando questões amplas e abrangentes que fazem parte do contexto educacional global, propondo reflexões acerca da realidade vivência, além de apresentar horizontes para pensar a educação do futuro. Enfatiza-se no livro a educação como um direito coletivo e público, indispensável para a transformação social, integrando diferentes espaços culturais e sociais, alargando as possibilidades de uma educação ao longo da vida. Reforça, por fim, a urgência de repensar o papel da educação no mundo contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Dalla Valle, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Formação de Professores (ITECFOP). Bolsista UNIEDU/SC.

  • Jacques de Lima Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Líder do grupo de pesquisa Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Formação de Professores (ITECFOP).

Downloads

Publicado

2025-08-12

Como Citar

Um novo contrato social da educação: horizontes para reimaginar os nossos futuros. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16817, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16817. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16817. Acesso em: 15 out. 2025.