Concepções implícitas sobre ensino-aprendizagem na formação inicial docente em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16878

Palavras-chave:

Teorias implícitas, Ensino-aprendizagem, Formação inicial, Iniciação à docência

Resumo

Este estudo objetiva identificar quais são as Concepções Implícitas de estudantes do curso de Ciências da Natureza – Licenciatura participantes de um Programa de Iniciação à Docência acerca dos processos de ensino-aprendizagem, durante o contexto pandêmico, decorrente da análise reflexiva de um Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública da esfera municipal. Para identificar tais perspectivas, foi realizada uma pesquisa-ação de caráter qualitativo e a análise das escritas reflexivas se ancorou na análise de conteúdo. Para isso, foi utilizado o referencial das Teorias Implícitas sobre ensino-aprendizagem, das quais despontam o Perfil Direto, no qual a aprendizagem enfatiza a reprodução do conhecimento com foco no docente e o Perfil Construtivo, indicando participação ativa do aluno. Entendemos que as reflexões proporcionadas neste espaço-tempo contribuíram para os sujeitos compartilharem da intencionalidade da escola quanto à concepção de ensino-aprendizagem documentada no PPP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Beatriz Spohr, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

    Possui graduação em Licenciatura em matemática e física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em PG-D Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Possui vasta experiência na educação básica como professora de matemática, ciências da natureza e física. Atualmente é docente do magistério superior no curso de Ciências da Natureza - Licenciatura e do PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa campus Uruguaiana. Tem interesse em pesquisas voltadas à  formação acadêmico-profissional e na produção do conhecimento com vistas para processos de ensino-aprendizagem na perspectiva ausubeliana a partir de referenciais que abordam interdisciplinaridade, educação inclusiva, inovação pedagógica, metodologias ativas, experimentação É coordenadora de área PIBID - núcleo de Ciências da Natureza.

  • Cristiane Costa Gobbi, Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana, RS

    Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa; Professora de Ciências e Professora Orientadora do ensino fundamental anos finais; atualmente atua como supervisora PIBID núcleo de Ciências da Natureza vinculado ao Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura da Unipampa campus Uruguaiana.

  • Lisiane Barcellos Calheiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

    Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela mesma instituição, onde desenvolveu pesquisa voltada para a área de Ensino em Física Moderna e Contemporânea, com ênfase na Aprendizagem Significativa, doutorado em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enisno de Ciências. Linha de Pesquisa: Construção do Conhecimento e Formação de Professores. Experiência na área de Ensino de Física/Ciências com ênfase em Teorias de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Moderna e Contemporânea, Teoria dos Campos dos Conceituais, Aprendizagem Significativa,Aprendizagem Significativa Crítica, Teoria das Representações Sociais, Teorias Implícitas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Cultura Maker e Educação STEAM.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Concepções implícitas sobre ensino-aprendizagem na formação inicial docente em Ciências da Natureza. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16878, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16878. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16878. Acesso em: 30 nov. 2025.